domingo, 8 de maio de 2011

El curioso incidente del perro a medianoche, de Mark Haddon

O primeiro livro que li em espanhol. Penso que foi um grande escolha. Fiquei maravilhada com a leitura e posso dizer que, embora não tenha feito curso de espanhol, não tive dificuldade com o idioma, mas é verdade que me socorri de um dicionário para anotar as palavras desconhecidas. Vamos ao livro:
O livro é narrado por Christopher Boone, um menino de 15 anos, autista, sabedor do nome de todos os países do mundo e de suas capitais, que odeia as cores amarela e marrom e ama a cor vermelha e que desconhece as expressões faciais (não sabe diferenciar as expressões de tristeza ou de alegria no rosto de alguém). Nada o irrita tanto quanto ser tocado por outra pessoa e, para se "desestressar", faz contas de cabeça.
Uma curiosidade: os capítulos do livro seguem a sequência dos números primos, começando no capítulo 1 e terminando no capítulo 233 (embora o livro tenha apenas 268 páginas). Isso porque o menino-narrador é apaixonado por matemática e a sua obra é inspirada pela leitura dos romances policiais de Sherlock Holmes, que ele tanto admira.
A narrativa começa com a morte de Wellington, o cachorro da vizinha Sra. Shears. Na tentativa de desvendar os motivos que levaram à morte do "perro", o menino decide escrever o livro, incentivado pela professora do colégio. O problema é que para desvendar o "crime", casos de família são revolvidos, paixões e desamores são trazidos à tona, mortes são superadas (já que a mãe, que o menino supunha ter falecido, está bem viva e levando nova vida em Londres, ao lado do ex-marido da Sra. Shears, amante do pai de Christopher)...
A morte do cachorro é, de fato, desvendada, mas, como se verá, pouco importa o motivo da morte: o que importa aqui é o caminho seguido por Christopher até a página final. O livro é um encontro do menino consigo mesmo e indica a superação necessária de muitos obstáculos e temores. O final é surpreendente. 
Um livro que prende a atenção, como toda boa novela policial, mas com o aspecto interessante de ser narrado por um garoto de 15 anos, com sua visão de mundo. 
Na obra, Christopher nos dá verdadeiras aulas de matemática, resolve difíceis problemas da área e nos mostra como é simples superar problemas aparentemente sem solução: como conseguir se localizar em Londres, para achar a mãe; passar em meio a multidão de pessoas no metrô (sem poder tocar ou ser tocado por elas), entre outos... 
Este pequeno grande livro foi traduzido para 43 idiomas. Aqui no Brasil recebeu o título de "O estranho caso do cão morto". Seu autor foi professor de crianças com deficiência, daí porque consegue narrar, com maestria, a história sob a perspectiva de um menino que sofre da Síndrome de Asperger, uma forma moderada de autismo. 
Adorei o livro e recomendo a leitura! Espero que gostem tanto quanto eu...